Problemas ao ligar o carro? Fique atento a esses sinais
Ficar com o carro sem bateria é um problema que pega todo mundo desprevenido. Ainda mais porque isso sempre acontece quando estamos saindo de casa para um compromisso de hora marcada. A gente gira a chave na ignição esperando que seja só mais um dia, mas o automóvel não liga.
Apesar de ser um problema comum, especialmente para carros mais antigos que não são revisados com regularidade, é muito importante saber os sinais de uma bateria descarregada. Além disso, existem algumas dicas práticas para evitar que isso aconteça com frequência. Continue a leitura para saber mais sobre o tema:
O que pode descarregar a bateria do carro
- Esquecer as luzes do carro acesas (faróis ou luzes internas);
- Deixar a chave na ignição por muito tempo;
- Manter o som ligado com motor desligado;
- Se a bateria estiver com muito tempo de uso;
- Inverno, temperaturas frias;
- Não ligar o carro por muito tempo.
5 sinais que a bateria está no fim
Para evitar que o carro te deixe na mão por causa da bateria, é fundamental ficar atento a alguns sinais que podem indicar problemas com a bateria do seu veículo, antes que ela acabe de vez, acompanhe.


1. Falhas ao ligar o carro
Se quando você vai ligar o carro o motor demora a dar partida ou não gira com força suficiente, é possível que a bateria esteja fraca. Por isso, tenha atenção redobrada ao ligar o carro em manhãs frias, se ficou com o rádio ou as luzes acesas no período anterior e se o automóvel ficou muito tempo sem ser ligado.
2. Barulho do motor fraco
Se você conseguiu ligar o carro, mas notou que o som do motor está diferente, mais fraco ou irregular, esse pode ser mais um sinal de que a bateria do carro está no fim.
3. Dispositivos elétricos com problemas ou lentos
Se você percebeu que o rádio, ar-condicionado ou que os limpadores de para-brisa não estão funcionando direito, pode saber que é mais um indicativo de que a bateria do carro está descarregando.
4. Luzes fracas
Quando os faróis ou as luzes do painel ficam instáveis ou com baixa luminosidade, pode ser que a fonte de energia, a bateria, esteja fraca. Contudo, é importante verificar o alternador, pois ele também pode ser uma das causas desses problemas.
E se depois de trocar a bateria os faróis ainda não acenderem, pode ser que o causador deste problema seja a lâmpada ou o fusível que podem estar queimados.
5. Oxidação da bateria nos Terminais
As baterias de carro são feitas de materiais corrosivos que podem fazer com que os terminais oxidem com o tempo. Esse óxido, conhecido como zinabre, se acumula nos eletrodos, impedindo que as conexões elétricas funcionem e dificultando a partida do carro.
Portanto, se você notar uma falha ao ligar o motor, avalie se há um acúmulo de resíduos azul-esverdeados, isso indica que a bateria oxidou e pode precisar de limpeza ou até mesmo da substituição por uma nova.
Como Testar Bateria do Carro
- Multímetro: dispositivo usado para testar baterias. Permite a verificação de tensão, resistência e carga. Geralmente, este serviço é realizado em concessionárias ou oficinas mecânicas;
- Evite utilizar dispositivos elétricos sem ligar o motor;
- Não deixe o veículo parado por longos períodos;
- Verifique o nível de carga da bateria e a condição dos terminais pelo menos uma vez por mês.
- Faça revisões periódicas em uma oficina de confiança.


A Bateria do Carro Descarregou O que Fazer
- Cabos de bateria conhecido também como “chupeta”: Se a bateria estiver descarregada, um cabo de transferência pode fornecer energia de outro veículo para o seu. Portanto, é uma solução temporária, mas muito eficiente para emergências;
- Carregador de bateria portátil: É um ótimo item para carregar rapidamente a bateria e permitir que você consiga chegar a uma oficina. Agiliza o processo em situações de emergência;
- Testadores de Bateria: Verificam o estado geral da bateria, identificando se ela ainda está em boas condições ou se precisa ser substituída.
Cuidados a mais com a bateria do carro
Se após usar cabos de transferência ou carregadores, o problema continuar, o mais recomendado é levar seu veículo para uma avaliação profissional. Assim, um técnico experiente pode identificar outras causas, como falhas no alternador, fusíveis ou reguladores de tensão.
Além disso, ele vai te passar as informações sobre a bateria, se está boa, se precisa ser substituída por uma nova ou se pode ser um problema com outros componentes do carro.
Explore Mais Produtos para Sua Oficina
Está em busca de ferramentas e acessórios para cuidar do seu veículo? Acesse nossa categoria de Auto Elétrica e confira uma ampla seleção de itens para manutenção e diagnóstico automotivo.
O que achou do conteúdo? Acesse a categoria de Auto Elétrica para encontrar tudo em produtos para oficinas mecânicas.
> Leia também: A necessidade de um equipamento de Auto Elétrica.
Adorei
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Lil! Continue nos acompanhando para mais posts como esse 🙂
Muito bom
Agradecemos pela visita, João! Continue nos acompanhando para mais dicas que podem te ajudar 🙂