Paredes de madeira exigem cuidados especiais. Veja como não cometer nenhum erro na hora da pintura
Pintar a casa é uma tarefa relaxante e prazerosa. Porém, se estivermos falando de uma casa de madeira, alguns cuidados diferentes devem ser tomados em relação à pintura tradicional. Paredes de madeira possuem particularidades que devem ser levadas em consideração na hora da pintura. Alguns cuidados devem ser tomados para que o material não sofra danos e para que a pintura funcione da forma como você espera. Veja quais são eles:
Retire toda a tinta anterior
A madeira é um bom material para pintura pois pode receber diversas camadas de tinta. Porém, antes de passar a próxima, é preciso retirar toda a tinta anterior. Para isso, utilize lixas próprias para madeira. Comece com uma mais grossa e finalize com uma mais fina, para deixar a madeira uniforme. Retire o pó com um pincel. Depois disso, verifique se a parede tem alguma imperfeição a ser consertada. Em caso positivo, faça essa correção com massa própria para madeira e, depois de duas horas, lixe novamente.
Prepare a madeira
Antes de passar a tinta, é preciso passar um material chamado fundo preparador, uma espécie de escudo que protege a parede e conserva a pintura. A maior vantagem de passar o fundo preparador é evitar que a madeira absorva uma quantidade excessiva de tinta, evitando assim que o material se desgaste. Além disso, ele também garante maior aderência da pintura. Passe de três a quatro demãos de fundo preparador antes de realizar a pintura.
Faça a pintura
Os tipos de tinta indicados para pinturas de paredes de madeira são os esmaltes a base de água ou sintéticos. O primeiro deve ser aplicados com um rolo de lã, enquanto o segundo pede a aplicação com um rolo de espuma. A quantidade de demãos depende da intensidade que você espera da nova cor e da tinta utilizada.
Viu como é fácil? Então navegue em nossa seção de pintura para escolher seus materiais e mão na massa!