O que é preciso para fazer móveis planejados?

Construir seus próprios móveis exige planejamento, ferramentas adequadas e conhecimento básico de marcenaria 

Fazer móveis planejados é uma escolha com diversas vantagens: além de ocupar espaços antes vazios com tamanho preciso, fazer um móvel também garante que ele ficará com a sua cara e terá as características que você deseja. E o melhor de tudo: não é tão difícil quanto parece. Veja aqui o que é preciso para fazer seus móveis planejados:

Tempo e espaço

Antes de tudo, é preciso garantir que você terá tempo (e disposição) para terminar os móveis que começa. Reserve um horário para fazer isso durante a semana e trate esse momento como um hobby, algo que você faz para relaxar e fugir da ansiedade, e não como uma obrigação. 

Da mesma forma, é preciso ter um espaço adequado para construir seus móveis. Ter uma pequena oficina no quintal ou na garagem já é o suficiente, mas é fundamental que seja um lugar arejado e confortável, já que você vai passar algumas horas da semana por lá.

Ferramentas adequadas

Aquela caixa de ferramentas com os itens mais básicos para se ter em casa pode ser útil em alguns momentos, mas não será suficiente para construir móveis de qualidade. Ferramentas adequadas para lidar com madeira são fundamentais para que sua pequena oficina funcione adequadamente. 

Serrotes, serras tico-tico, nível, marretas de borracha, além de ferramentas básicas, como martelos, estiletes, etc, são bons investimentos para começar a construir móveis de qualidade.

Planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber exatamente o que se quer. Cômodos diferentes da casa pedem móveis com características diferentes, com materiais e tamanhos diferentes. É a partir do planejamento que você vai saber também
quais ferramentas e o tamanho das partes necessárias para o serviço que você quer realizar.

Projetar, listar as peças necessárias e mandar cortá-las em lojas especializadas são os próximos passos.

Faça um curso de marcenaria

Se você não se sente seguro com as ferramentas, com a montagem ou com qualquer outro aspecto, um curso de marcenaria pode ajudar. O tempo para fazer as aulas presencialmente ou o deslocamento podem ser alguns problemas para fazer um curso. Se esse for seu caso, um curso online pode ser a solução. 

Mesmo que você já tenha um conhecimento básico de marcenaria, dicas de profissionais experientes podem ser a diferença entre um móvel mais ou menos ou uma peça de qualidade.  

Compartilhe:

Deixe um comentário