Sabemos a importância dos mecânicos nos consertos e reparos, mas sua atuação abrange outras áreas
Dia 20 de dezembro é o Dia do Mecânico no Brasil. Os mecânicos existem desde que os automóveis existem, e a profissão evoluiu muito até hoje. Mas a área não se restringe aos carros, e conta com uma história rica e muitos meios de atuação.
Confira neste material da Ferramentas Kennedy tudo sobre a profissão de mecânico!
Um pouco de história
Os automóveis começaram a ser fabricados no final do século XIX. Foi em 1892 que Henry Ford, o dono da Ford, fabricou o primeiro carro nos Estados Unidos.
Nessa época, os veículos que precisassem de manutenção tinham que ir até a concessionária. A partir de 1920, no entanto, os carros vão se popularizando e surgem as primeiras oficinas mecânicas pelo mundo.
Nos últimos 50 anos, cada vez mais marcas e modelos de carro estão disponíveis no mercado. Com isso, a tecnologia evoluiu e os mecânicos oferecem cada vez mais serviços, como o scanner automotivo para identificar facilmente problemas de funcionamento. Os equipamentos também evoluíram e os elevadores de carros são cada vez mais modernos e adaptáveis.
Mecânicos: automóveis e quais outras áreas?
É importante lembrar que o profissional mecânico não trabalha apenas com carros. Essa é a principal atuação dos mecânicos, mas não é a única.
Existem mecânicos industriais, que são especializados em manutenção de máquinas voltadas para fabricar os mais diversos itens. Além disso, os mecânicos de voo e de bordo exercem as funções de manutenção em aviões e embarcações.
Como se especializar?
A função de mecânico foi por muito tempo passada de geração em geração e aprendida na prática. Embora isso aconteça até hoje, cada vez mais a profissão é regulamentada e conta com opções de cursos e formação.
Inúmeras escolas e institutos oferecem o curso técnico em mecânica, durando entre 2 e 3 anos. O curso ensina o básico da área e é útil tanto para mecânicos iniciantes quanto para quem já sabe bastante sobre a função. Além disso, com o curso técnico é possível atuar não só com carros, mas também na indústria e demais áreas.
A Engenharia Mecânica é um curso de nível superior disponível em diversas universidades e faculdades do país. O curso envolve os princípios da física, estudo dos materiais e cálculos da engenharia aplicando-os nos sistemas mecânicos. Ou seja, envolve a projeção, produção e operação de máquinas mecânicas.
Outras especializações
Os mecânicos podem ter ainda muitas outras especialidades. Com cursos ou mesmo aprendendo com outros mecânicos, é possível fazer serviços de nicho e se especializar. Algumas opções são:
-
Especialidade em marcas.
-
Especialidade em sistemas específicos (freios, direção hidráulica, motor).
-
Especialidade em carros antigos.
-
Especialidade em carros luxuosos.
-
Especialidade em motos.
Aprendeu tudo sobre mecânicos e suas áreas de atuação?
Aproveite e acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir as melhores ferramentas para mecânicos, desde o iniciante até o mais experiente!