Essenciais para os dias mais quentes, ar-condicionados precisam ser limpos periodicamente para evitar problemas
Cada vez mais comuns nos lares e escritórios brasileiros, ar-condicionados são sinônimo de conforto, principalmente durante os dias mais quentes de verão. Manter estes equipamentos limpos é fundamental para garantir que eles funcionem corretamente, não gastem tanta energia e não causem problemas de saúde.
A importância da limpeza do ar-condicionado
Sem uma limpeza periódica e preventiva, ar-condicionados tendem a acumular sujeira. O acúmulo de sujeira no filtro ou em outras partes do aparelho obstrui a refrigeração, o que força o ar-condicionado a gastar mais energia para desempenhar sua função.
Além disso, não é só a sujeira que se acumula no seu ar-condicionado. Fungos e bactérias encontram um ambiente propício para se proliferar nas partes úmidas do aparelho. Com isso, ar-condicionados sujos tornam-se um perigo para a saúde pelo seu poder de espalhar estes microorganismos no ambiente.
Como fazer a limpeza
É importante salientar que a limpeza de todas as partes do aparelho deve ser feita por um profissional treinado, de forma periódica e pelo menos uma vez por ano. Porém, uma limpeza mais superficial, para evitar o acúmulo de sujeira e microorganismos nocivos à saúde pode ser feita em casa, de forma simples. Veja o que fazer:
- Primeiro, garanta que o aparelho esteja desligado da rede elétrica;
- Depois, retire o painel frontal e limpe as partes internas com um pano seco;
- Retire o filtro do ar-condicionado e limpe-o com água corrente e sabão neutro;
- Utilize um produto específico, como o Líquido Para Limpar Ar Condicionado 100ml Planatc para retirar possíveis odores do aparelho;
- Deixe secar naturalmente antes de colocar o filtro no lugar e religar o ar-condicionado.