Conheça um dos principais tipos de soquete, sua função e compare com o soquete sextavado
Você provavelmente já ouviu falar em soquete, jogo de soquetes ou até mesmo jogo de cachimbos. Entre os tipos de soquete, existe o estriado. Conheça mais sobre esse acessório!
O que é o soquete?
O soquete, ou cachimbo, é um acessório voltado para o aperto e desaperto de porcas e parafusos. É normalmente vendido em jogos ou kits.
O soquete, quando manual, é voltado para uso em chaves de catraca, alcançando locais de mais difícil acesso. É ele que tem acabamento cromado (prateado e brilhante).
O soquete de impacto, por sua vez, é voltado para uso ou em chaves de catraca ou em ferramentas elétricas e pneumáticas, como chaves de impacto. Estes têm acabamento fosfatado (fosco e mais escuro).
O que é o soquete estriado?
A variação estriada de soquete é caracterizada por ter 12 pontos de encaixe, ou seja, é fácil ver de olho, já que o desenho interno é um tipo de estrela com 12 pontas.
Para que serve o soquete estriado?
A função do soquete estriado é fazer o aperto de porcas e parafusos sextavados.
No caso do estriado, a porca ou parafuso adere melhor, já que o soquete se apoia nas quinas e não nas faces das peças durante o serviço de aperto ou desaperto.
Isso permite mais precisão, além de uma maior amplitude de aperto, com mais ângulos. Esta característica também permite que seja mais fácil remover porcas e parafusos desgastados e com quinas mais arredondadas.
Qual usar: soquete estriado ou soquete sextavado?
O soquete sextavado serve para parafusos sextavados, mas tem 6 pontos de encaixe e serve para acomodar as faces dos parafusos e porcas.
Ou seja, o sextavado tem a metade dos pontos de contato do estriado. No entanto, a vantagem do sextavado é que suporta mais torque.
Por isso, você pode e deve usar os dois tipos de soquetes. A diferença é que o estriado é voltado para serviços mais finos, enquanto o sextavado suporta mais torque – ideal para finalização.
Tamanho dos soquetes
Tanto para soquetes estriados quanto para sextavados, é importante sempre usar soquetes compatíveis com os parafusos e porcas.
Ou seja, use encaixes em polegadas para parafusos e porcas medidos em polegadas, na dimensão correta.
Os encaixes em milímetros, por sua vez, devem ser usados em peças medidas também em milímetros, também com a mesma dimensão.
Ah, e não se esqueça da regra: quanto maior a dimensão do encaixe, maior torque ele suporta.
Entendeu mais sobre este acessório importantíssimo? Aproveite e conheça os modelos de soquete estriado disponíveis no site da Ferramentas Kennedy.