Manter o alicate afiado é fundamental para garantir o uso correto dessa ferramenta. Veja algumas dicas
O alicate é um dos itens fundamentais de qualquer jogo de ferramentas. Muito versátil, ele pode ser útil para qualquer momento e serviço. Porém, justamente por seu uso constante e frequente, os alicates podem perder seu fio, o que pode tornar uma tarefa fácil, como um simples corte, em um momento de estresse. Para evitar que isso aconteça, é preciso manter o alicate amolado.
Alicate sempre afiado
Amolar o alicate tem alguns pequenos segredos, mas não é nada de outro mundo. Veja abaixo algumas dicas para manter sua ferramenta sempre pronta para o uso:
Passo a passo
O modo ideal de amolar seu alicate e deixá-lo como novo é utilizando uma lima fina, um acessório feito para esse fim.
Com o alicate aberto, passe a lima de fora para dentro de um dos lados do fio, em um movimento de vai e vem por toda a lâmina. Depois, passe a lima de dentro para fora para retirar as rebarbas que ficaram. Faça o mesmo do outro lado.
Amolando com outros materiais
Se você não tiver uma lima disponível, é possível improvisar com outros materiais. Uma lixa dobrada, por exemplo, pode funcionar bem. Faça movimentos de corte com o alicate, mas sem realmente cortar a lixa. Outra opção é uma pedra de afiar – para isso, porém, é preciso desmontar o alicate.
Outros materiais, como vidro e alfinetes, também podem ajudar. O movimento é o mesmo feito com a lixa: movimentos de corte, mas sem realmente tentar cortar os materiais. Caso escolha fazer isso, é preciso tomar bastante cuidado para não acabar se machucando.