Diferentes e muito versáteis, alicates de pressão podem ajudar em situações difíceis. Veja quais são as principais características
Dentre os diversos tipos de alicate do mercado, o alicate de pressão tem formato e função bastante diferentes em relação aos demais. Conheça tudo sobre o alicate de pressão e seus usos!
O que é o alicate de pressão?
O alicate de pressão é mais robusto e possui mecanismos diferentes dos seus primos mais comuns. A principal característica é contar com um gatilho, ou alavanca, junto do cabo.
A boca do alicate de pressão, chamada de mordente, pode ser de diversos tipos (curvo, reto). Existe, também, um regulador na extremidade do cabo (semelhante a um parafuso) que serve para apertar ou desapertar, para que o alicate prenda corretamente a peça.
Para que serve o alicate de pressão?
Como o nome já indica, o alicate de pressão serve para segurar e pressionar peças e superfícies, sendo útil também para apertar e desapertar parafusos e porcas.
Onde usar o alicate de pressão?
O alicate de pressão é uma ferramenta comumente utilizada no segmento de hidráulica, estando sempre presente na maleta dos encanadores.
No entanto, graças aos seus diversos usos e vantagens, o alicate de pressão pode ser usado também por mecânicos, soldadores e até mesmo uso em casa, principalmente para reparos.
Vantagens do alicate de pressão
Os alicates de pressão são importantes em qualquer caixa de ferramentas, já que conta com funções que não são feitas pelos demais tipos de alicate, ou mesmo outras ferramentas manuais.
Dessa forma, o alicate de pressão se faz útil não só para segurar peças, mas também para atividades como remover um parafuso enferrujado com a cabeça desgastada ou na fixação de peças que serão cortadas, lixadas ou soldadas, por exemplo.
Ou seja, essa característica da ferramenta de travar muito bem permite que o alicate de pressão possa ser usado como uma prensa ou morsa, se prendendo com qualidade em peças pequenas.