Existem alguns tipos de equipamentos voltados para o corte de drywall e gesso. Conheça todos eles e saiba como utilizar
O mercado de construção a seco está crescendo no país. Para quem trabalha no segmento de gesso e drywall, uma boa ferramenta para o corte é essencial. Saiba como cortar drywall corretamente!
Construção a seco: gesso ou drywall?
Quando se fala em construção a seco, significa toda forma de construção civil com estruturas fabricadas.
Esse modelo de construção não utiliza argamassa, e por isso não vai água – daí o nome “a seco”.
As duas principais formas de construir a seco são o gesso e o drywall. Aproveitando: você sabe qual é a diferença entre os dois materiais?
O drywall é composto de placas de gesso acartonado, e por isso é semelhante ao gesso comum. A diferença é que o drywall é maior e mais resistente, ideal para substituir paredes. O gesso, por ser menor e mais simples, é um material mais barato, e ideal para tetos.
Como cortar drywall
O drywall é comprado em grandes placas. Por isso, durante a construção é necessário fazer diversos cortes nas chapas. Isso para que o drywall seja instalado corretamente em cada projeto.
Existem três tipos de equipamentos para cortar o drywall. Confira!
Recortadora de Drywall
Esse equipamento elétrico ou à bateria é voltado para o corte preciso de drywall. A ferramenta é segurada na mão, e conta com alguns ajustes para o corte.
Como se trata de uma ferramenta de corte livre, ela pode recortar em círculo, cantos arredondados, etc.
É necessário ter uma boa experiência para manipular essa ferramenta, para que os cortes fiquem perfeitos.
Cortadora manual de Drywall
Este modelo auxilia no corte reto e preciso do drywall. O equipamento conta com uma faixa medidora e manoplas para movimentar as duas lâminas.
Aí é só alinhar à peça, na altura desejada, e cortar. Como se trata de um equipamento com uma lâmina fixa, ele é útil apenas para cortes retos na horizontal.
Serrote de Drywall
Como o nome diz, essa é uma ferramenta manual do tipo serrote. É voltada para cortes livres, tanto em linha reta quanto em círculos.
Essa ferramenta é um pouco menos precisa, e por isso é mais voltada para cortes que não necessitem de um acabamento perfeito.
Dicas para cortar drywall
Uma dica muito importante para o corte com qualquer dos equipamentos é fazer a demarcação.
Use um lápis de carpinteiro para marcar o corte, e dessa forma guiar o uso com cada ferramenta.
No caso dos cortes retos, use réguas e trenas para riscar e fazer os cortes corretamente.
As ferramentas elétricas contam com uma lanterna embutida, mas sempre que for possível trabalhe o gesso ou drywall em locais bem iluminados. Isso facilita na hora de fazer os cortes com maior precisão.
Pronto! Agora você já sabe como cortar drywall e quais são as melhores ferramentas para isso. Acesse o site da Ferramentas Kennedy e compre os seus equipamentos!