Para evitar a umidade e os problemas que ela traz para o banheiro, é preciso se prevenir. Veja algumas dicas
Com o inverno chegando, a quantidade de banhos quentes e demorados aumenta, não é mesmo? Afinal, todo mundo gosta de tomar um banho relaxante no fim do dia para renovar as energias. Porém, apesar de prazeroso, esse hábito pode prejudicar as paredes do seu banheiro. Com o vapor excessivo dos banhos quentes, a umidade pode se instalar em paredes, piso e móveis, causando a aparição de mofo e fungos.
Para evitar essa dor de cabeça, é preciso tomar alguns cuidados preventivos. Acompanhe:
Evitando a umidade
Em primeiro lugar, é importante garantir que seu banheiro esteja bem ventilado. Dessa forma, você evita que a umidade causa problemas. Deixe a porta aberta após o banho (e as janelas também, caso elas existam). Além disso, é importante não manter toalhas e tapetes molhados lá dentro.
Em casos em que a ventilação não acontece naturalmente, é possível fazer uso de algumas técnicas. Uma delas é a instalação de um desumidificador de ar. Esse aparelho deixa a umidade do ar equilibrada, evitando problemas com mofo na casa toda. Outra opção é a tinta antimofo, um tipo especial de material que evita o mofo.
E se o mofo já estiver lá?
Retirar o mofo é difícil – principalmente em áreas muito grandes – mas não impossível. Uma possibilidade é passar uma solução com água, água sanitária e detergente. Porém, quando o mofo já está muito espalhado e impregnado, não há o que fazer além de mudanças estruturais.
Quer mais dicas práticas para a sua casa? Então fique de olho aqui no Blog da FK!