Fáceis e práticos de cuidar, terrários de suculentas podem ser ótimas opções de decoração
Ter plantas em casa é uma excelente ideia para deixar o ambiente mais aconchegante e harmonioso. Para isso, no entanto, é muito importante buscar as espécies que se adaptam melhor ao clima da sua região e claro, ao espaço disponível no seu lar.
Se você não tem muito espaço ou tempo para cuidar das plantas, uma opção é fazer um terrário de suculentas. Além de serem pequenas, elas demandam pouca manutenção, uma vez que precisam de pouca quantidade de água para viver.
Confira o passo a passo que preparamos a seguir e saiba como fazer seu próprio terrário de suculentas!
Separe as ferramentas necessárias
Antes de começar a montar seu terrário de suculentas é importante ter em mãos os seguintes itens:
- Pá de jardinagem;
- Jogo de jardinagem;
- Regador ou jarro para regar.
Escolha o recipiente do seu terrário
Depois de separar as ferramentas necessárias, é preciso escolher o recipiente que abrigará seu terrário. Praticamente qualquer coisa serve: vasos de cerâmica, de vidro, xícaras, tigelas, aquários, garrafas, copos, etc.
Se a ideia é decorar a casa, recipientes de vidro mostram mais da planta do que vasos de argila, por exemplo, e podem ser melhores opções.
Preparo
Escolhido o objeto, é hora de preparar o terreno: primeiro, coloque um material de drenagem para evitar o excesso de água. Pode ser usado cascalho, brita ou cerâmica para esse fim.
Coloque pelo menos um dedo do material no fundo do recipiente para evitar que a água se acumule. Além disso, é importante colocar por cima uma manta geotêxtil para garantir a drenagem.
Plantio
Preparada a drenagem, é hora de colocar a terra. Dois dedos, dependendo do tamanho do seu recipiente, podem ser suficientes. Com o auxílio da mesma pá ou outra ferramenta utilizada para colocar a terra, faça o plantio das mudas.
Abra um buraco na terra e coloque as raízes direcionadas para baixo (é importante não deixar as raízes expostas, para proteger a saúde das plantas).
Cuidados com o seu terrário
Como as suculentas não precisam de muita água, é melhor regá-las com um borrifador ou um conta gotas a cada sete dias ou quando você perceber que o terrário não está úmido. Se o clima estiver muito seco ou você notar que as suculentas estão murchas ou desidratadas, é possível mudar a frequência de rega para quatro dias.
Por outro lado, se as folhas estiverem amareladas ou se desprendendo, elas estão apodrecendo pelo excesso de água, então é melhor diminuir a frequência ou a quantidade de água ao regar.
Por fim, se não precisam de tanta água, essas plantas precisam de bastante luz, então o melhor lugar para colocá-las é perto de alguma janela que receba iluminação direta do sol. Caso você queira colocar o terrário em algum lugar menos iluminado da casa, é preciso fazer um revezamento: uma semana perto do sol e outra longe, por exemplo.
Viu só como é fácil fazer o seu próprio terrário de suculentas? Então aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy, encomende os itens que precisa e coloque a mão na massa!