EPI e EPC, qual a diferença entre eles?

Ambos são equipamentos de proteção e segurança para o trabalhador, conheça as diferenças entre EPI e EPC

A segurança deve ser redobrada quando se trata de grandes construções civis, movimentação de cargas e trabalhos em altura. E para isso, existem os EPIs e os EPCs. 

Você já deve ter ouvido falar em equipamentos de proteção individual, mais conhecidos como EPIs. Em nosso blog, já discutimos sobre alguns. 

Leia mais: Segurança no trabalho: quais os equipamentos necessários para cada profissão 

E o EPC, Equipamento de Proteção Coletiva, você conhece? Existem algumas diferenças entre os dois tipos, mas ambos servem para garantir a segurança e a integridade dos colaboradores, e reduzir o risco de acidentes de trabalho.  

Continue lendo o texto abaixo para entender as principais diferenças entre EPI e EPC. 

O que é EPI?

A sigla significa Equipamento de Proteção Individual. De acordo com a NR-06, deve ser obrigatoriamente utilizado para proteger o corpo do empregado.  O tipo do EPI pode variar com base no segmento, função e probabilidade de risco da atividade. Exemplos de tais equipamentos são: 

O que é EPC? 

Sigla que significa Equipamentos de Proteção Coletiva. Seu objetivo é garantir a segurança dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho e de pessoas próximas ao local. Os itens são instalados em todo o espaço para sinalizar e alertar sobre situações perigosas. Exemplos de tais dispositivos são: 

As empresas devem instruir e fiscalizar o uso adequado dos equipamentos para garantir a saúde e a segurança dos funcionários. 

É importante lembrar que EPI e EPC, por si só, não evitam totalmente os acidentes, eles reduzem a probabilidade e a gravidade de lesões e imprevistos. 

Agora que você conhece as diferenças, acesse o site da Ferramentas Kennedy para garantir os EPIs e os EPCs certos para o seu serviço.

Compartilhe:

Deixe um comentário