Em uma borracharia, funilaria, indústrias de todas as áreas e em outros campos de trabalho, é muito comum o uso de Ferramentas Pneumáticas. Este tipo de ferramenta surgiu a partir do descobrimento do ar comprimido, há mais de 150 anos e a primeira versão dela foi a chave de impacto, muito conhecida hoje em dia. E de lá para cá, o uso dessas ferramentas vem crescendo gradativamente, com a criação de modelos diferentes para finalidades bem especÃficas.
Pneumático é tudo aquilo que se refere ao ar, ou às máquinas com funcionamento por ar comprimido. Esse funcionamento é gerado por compressores que coletam o ar do ambiente de forma mecânica e aumentam sua pressão, transformando o ar em energia. Por isso, essas ferramentas sempre irão precisar de um compressor em sua utilização.
As ferramentas pneumáticas são robustas e práticas, pois são projetadas para realizar serviços pesados e trabalhosos, mas com leveza e conforto para o usuário. A evolução das ferramentas pneumáticas é contÃnua, graças à s novas tecnologias descobertas a cada dia.
Â
Sistema Pneumático
O sistema pneumático funciona por meio da compressão de gases, que convertem em energia mecânica, movimentando pistões e eixos. As máquinas pneumáticas fazem parte da produção industrial e também em sistemas de transporte, como um freio pneumático de caminhão, por exemplo. Também em ferramentas médicas, como no caso do garrote pneumático, equipamento cirúrgico para bloquear a circulação sanguÃnea e outros.
Ferramentas como o pregador pneumático ou a parafusadeira pneumática, são fundamentais para a automação industrial, executando trabalhos de movimento repetitivo na linha de montagem.
Â
Hidráulica e PneumáticaÂ
Os sistemas hidráulico e pneumático funcionam de forma semelhante. Enquanto a pneumática cria sistemas mecânicos baseados no ar comprimido, a hidráulica gera energia através da passagem de fluÃdos, sendo o mais comum a água.
A diferença no funcionamento da hidráulica e da pneumática também se dá no reaproveitamento dos materiais. O ar utilizado pelas máquinas pneumáticas é expulso após cumprir sua função, sem ser utilizado novamente. Já nas máquinas hidráulicas, os lÃquidos descartados podem retornar ao sistema mecânico.
Â
Vantagens
           As vantagens que uma ferramenta pneumática apresenta em comparação às ferramentas manuais, elétricas ou a bateria são inúmeras. Entre elas
Simplicidade – as ferramentas pneumáticas têm estrutura fÃsica mais simples do que as elétricas;
Durabilidade e vida útil maior – pois as ferramentas pneumáticas são mais robustas e apresentam menos falhas;
Custo-benefÃcio – pelo serviço pesado que as ferramentas pneumáticas realizam e pelo tempo que duram;
Confiabilidade operacional – pois funcionam sob grandes variações de temperatura, temperaturas extremas (altas ou baixas), ambiente molhado e mesmo com vazamentos no produto;
Segurança – pois as vedações das ferramentas pneumáticas permitem o uso seguro mesmo em ambientes sujeitos a acidentes elétricos, incêndios, explosões e até debaixo d’água;
Proteção contra sobrecarga – pois as ferramentas pneumáticas têm seu funcionamento bloqueado nestes casos, ou se a pressão cair demais.
               Abaixo, você pode conferir alguns dos equipamentos mais comuns, que realizam trabalhos em diversas áreas