Em uma série exclusiva de três entrevistas, mergulhamos no universo automotivo trazendo aquilo que você sempre quis saber sobre os motorizados. Hoje, na série FK Conversa com Especialista, temos a honra de falar com quem vive e respira restauração de carros desde a infância.
Como forma de herança, muitos profissionais da mecânica automotiva iniciam na área desde cedo por influência e tradição da família. O que não foi diferente na história do restaurador e customizador de carros Willian Giacomin, dono do perfil Bill Metal Work nas redes sociais e o entrevistado dessa matéria.
A arte de restaurar carros antigos
Com mais de vinte anos de experiência, o ambiente de oficina e concertos em carros sempre foi comum na vida de Bill, que desde cedo acompanhou o pai, tios e primos na profissão. Mas ele não começou de forma direta na área em que está hoje.
Ele nos conta sobre o início da carreira, onde suas atividades eram voltadas para funilaria e reparação. Porém, com o tempo, as habilidades e a preferência pessoal o levaram para o caminho de sucesso que segue até hoje.
Foto/Reprodução: Arquivo pessoal
No início da carreira, a demanda limitada de profissionais dispostos e capacitados a encarar esses projetos fez com que Bill encontrasse seu espaço no mercado. Com isso, o negócio foi crescendo e marcando sua trajetória no campo fascinante da restauração de veículos.
Em entrevista, Bill conta como começou no mundo da restauração
De lá pra cá, algumas mudanças aconteceram nessa arte, principalmente sobre a preferência dos clientes para restaurar ou customizar os carros. Como Bill explica durante a entrevista, relembrando do tempo em que trabalhava com os familiares:
“Nessa época que eu trabalhava com meus tios, com meu pai, que era mais jovem, estava começando a onda do Tuning*, assim, por conta dos filmes lá, Velozes e Furiosos… Carro com uma pintura estilizada, né? Bastante coisa plástica nos carros, assim, um para-choque diferente, aquelas coisas. Bastante preparação de motor, suspensão…”
…
“Hoje em dia a gente vê muito mais na parte de restauração e customização, mas aí de carros antigos mesmo, né? Você pegar um carro antigo e você atualizar a parte de mecânica, a parte de suspensão dele, deixar ele com uma estética antiga e com a mecânica e a suspensão elétrica atualizada…”
Sobre a experiência na restauração
Quando perguntado sobre os projetos mais desafiadores durante as duas décadas de atuação, o especialista lembra a restauração de uma Chevrolet Veraneio original. Trabalho que exigiu não só o restauro, mas a fabricação de peças, como revela Bill:
“Lá em São Paulo, quando eu trabalhei na oficina lá, teve uma Chevrolet Veraneio que era toda original, porém ela estava abandonada fazia muito tempo. Então a gente teve que fabricar uma boa parte dela nova. E a Chevrolet Veraneio é um carro bastante grande. Deu bastante trabalho, foram mais de seis meses de funilaria nesse carro. Eu gostei muito do resultado que ficou…”
Sobre a importância de preservar a história e as características originais de um carro no processo de restauração ou customização, Bill diz:
“Tem clientes que vão querer que o carro saia exatamente com as características que ele saiu de fábrica. Aquela customização voltada para atualização, nada muito, vamos dizer assim, agressivo no sentido de customização. Alguns clientes preferem deixar com a mecânica original, com a suspensão original, tudo certinho para manter o carro como ele saiu de fábrica.”
…
“Algumas características por questão de regulamentação, a gente não pode mexer, né? Simplesmente isso aí é uma questão que não dá pra mexer, por conta de numeração, documentação, isso aí é padrão. Mas tirando isso aí, depende muito onde o cliente prefere atualizar ou deixar original.”
Dicas para começar a restaurar e customizar carros
Conversamos com o especialista sobre o curso que ele tem hospedado na plataforma da Hotmart, onde aborda a restauração automotiva com ferramentas básicas. Ele compartilhou alguns conselhos do curso para quem deseja começar na profissão:
“Os erros mais comuns de quem vai começar nessa área é querer pegar um carro e desmontar ele tudo de uma vez. Eu sugiro sempre que o cara comece por peças, principalmente se ele não tem experiência nenhuma. Pega uma peça desmontável do carro ali, começa a trabalhar nessa peça, depois pega outra, vai indo aos pouquinhos assim, e aí quando você já está com um pouco mais de experiência, vai pegando peças maiores, vai pegando a carroceria, partes da carroceria que são maiores e mais complexas de fazer.”
Das ferramentas essenciais para começar com o pé direito na restauração e customização de veículos, Bill recomenda:
“Tem uns kits de martelo agora que são muito acessíveis. Martelos, talhadeiras, essas morsas, tornos de bancada, que você consegue comprar muito barato. Lixadeira. Não tem como escapar, você vai precisar de uma esmerilhadeira pequena e uma máquina de solda. Uma MIG já dá pra começar.”
Durante nossa conversa, perguntamos ao Bill sobre o processo de restauração no dia a dia da oficina. Ele compartilhou detalhes sobre como sua equipe organiza e executa os projetos de restauração:
“Na oficina, a gente já tem um procedimento meio que padrão, sabe? Por conta da nossa experiência, a gente já sabe mais ou menos o que a gente vai ver, sabe? Então, a ideia antes de desmontar o carro, a gente já faz uma pré-lista de peças que a gente vai precisar. Claro que isso aí, conforme a gente vai dando sequência no projeto, essa lista vai aumentando.”
De modo geral, a restauração de carros antigos é uma arte que exige paciência, conhecimento e as ferramentas ideais que você pode encontrar na Ferramentas Kennedy. Com a experiência e os conselhos do nosso especialista, transformar veículos clássicos em verdadeiras obras de arte fica muito mais prático.
Confira como foi o FK Conversa com Especialista sobre pintura automotiva com Wenner, do observe.oficial.
Fascinado pelo mundo do metal desde pequeno, é especialista em técnicas de Funilaria, Metalshaping, Soldas, Restaurações, Reparos e Fabricações de peças automotivas. Bill também é criador de conteúdo presente nas principais redes sociais, compartilhando projetos do dia a dia e dicas no restauro de carros antigos.
Verbete:
tuning = customização de aspectos visuais e na potência do motor conforme gosto e estilos, muito popularizado por filmes e jogos.