Em uma série exclusiva de três entrevistas, a FK mergulha no universo automotivo, trazendo aquilo que você sempre quis saber sobre os motorizados. Neste primeiro post, dedicamos nosso foco àqueles que amam e mantém o fascínio pelo Fusca, uma grande relíquia para o setor.
Quem na infância, conseguiu resistir ao desafio de avistar um Fusca azul passando na rua? O protagonista dessa brincadeira, e de inúmeros filmes, é um clássico adorado por aqueles que têm um carinho especial pelos modelos de veículos mais antigos.
A história de produção e o design único desse carro, o tornam uma peça valiosa para colecionadores e admiradores das relíquias do mundo automotivo. Por isso, trouxemos mais detalhes sobre esse ícone convidando para nosso conteúdo de estreia um verdadeiro apaixonado pelo modelo da Volkswagen, que dedica todos os seus dias para cuidar e reparar os veículos dessa linha, é o mecânico especialista em Fuscas, Luiz Renato Iurk Neto.
Do Reparo à Customização: A Paixão pelo Fusca Antigo
Desde a infância, Neto Iurk, como é conhecido, nutre sua paixão por carros e reparos. Incentivado pelo pai, ele se envolveu nos cuidados básicos do automóvel da família, fazendo a limpeza, manobrando e mexendo no veículo sempre que necessário. Com o passar dos anos, seu amor pela mecânica automotiva só cresceu. Quando completou seus 18 anos, realizou o sonho de ter o próprio Fusca.
Mas, o sonho quase se tornou um pesadelo, pois sempre que ele precisava levar o carro à oficina para fazer pequenos reparos, acabava se frustrando. O modelo voltava com ainda mais problemas… E quem nunca passou por isso, não é mesmo? Foi então que ele decidiu fazer os reparos no Fusca por conta própria, aprendendo a montar, desmontar e aprimorando suas habilidades na mecânica automotiva.
Hoje, com uma sólida parceria em uma oficina local, Neto Iurk continua sua jornada no ramo. Seu amor pelo Fusca sempre foi o foco de sua carreira, mas sua expertise se estende agora a uma ampla gama de veículos, incluindo Kombi, Brasília e outros modelos clássicos, todos refrigerados a ar.
Foto/Reprodução: Arquivo pessoal
Neto realiza desde pequenos reparos, como troca de óleo e regulagem de válvulas, até restaurações completas e customizações. Ele destaca a crescente demanda por estética automotiva, como pintura de motores e a popularização de turbos.
Buscando entender melhor sobre o dia dia desse profissional e para trazer detalhes que você, admirador de carros antigos vai querer saber, conversamos com esse profissional sobre questões da rotina na oficina e equipamentos fundamentais da área.
Quais as principais ferramentas usadas no dia a dia na reparação dos fuscas?
Neto: ” No dia a dia a gente usa bastante, o macaco, vários tipos de chaves sextavada, soquetes, usamos os cavaletes…a gente usa bastante ferramentas elétricas como furadeira, esmerilhadeira, furadeira de bancada, esmeril, usa bastante a parte de iluminação, lanternas, a gente tem umas lanterninhas ali que também as vezes, está embaixo do carro e não enxerga nada, então a parte de iluminação é bem importante.”
Sobre as atividades feitas na oficina, Neto responde:
“A gente, entre aspas, desmonta o carro inteiro, passa a fiação lá da frente até a parte do motor. Aí a parte do motor, é instalado todo o kit turbo, parte de admissão, escapamento, turbina. Tem muita coisa que a gente faz aqui na oficina, com solda. Parte de solda dos tubos ali, mede tudo certinho, corta, monta, remonta, até chegar no padrão que a gente quer. Aí tem a parte da pintura, etapa da pintura, e mais.”
Quais são as principais considerações que se deve ter antes de chegar até vocês e levar o carro para fazer uma customização?
” A pessoa tem que saber estar certa do que ela quer. Então, mais ou menos quando a gente passa uma média de preço, do valor do projeto, e daí vê se se enquadra no que a pessoa pode ou não gastar. É um projeto, assim, digamos, infinito. A pessoa pode montar do jeito que ela quer. Quanto mais ela tiver para investir, melhor, mais coisas dá pra colocar, melhor o carro fica, mais forte, etc.”
Perguntamos da importância de trabalhar com Fuscas e o que o Neto espera dessa profissão futuramente, ele conclui:
“Hoje eu não me vejo fazendo outra coisa, já trabalhei em várias áreas, até então eu lidava com a parte da mecânica mais como um hobby, uma área secundária. Mas hoje é uma coisa que eu realmente gosto. Ideias aqui para a oficina crescer e inventar projetos. Então, para o futuro, espero assim, conseguir desenvolver mais projetos. Queremos desenvolver peças e continuar mexendo com os carrinhos, restaurar também uma parte que eu gosto bastante, desde mais originalzinho ali, até o turbinado, que o pessoal curte bastante.”
No futuro, Neto almeja expandir sua oficina e desenvolver projetos ainda mais exclusivos. Sua paixão pela restauração e customização de carros continua a crescer, alimentada por sua dedicação e entusiasmo inabaláveis pelo mundo automotivo.
Confira também como foi o FK Conversa com Especialista sobre restauração de carros antigos com Bill Metal Work.
Mecânico especialista em veículos aircooled (Fusca, Kombi, Brasília) em Curitiba e admirador de carros antigos, principalmente dos Fusquinhas. Atualmente tem se aventurado como criador de conteúdo digital na área preferida dos automotivos trazendo dicas e mostrando reparos.