Todos os dias, novas tecnologias no setor de solda surgem com o objetivo de melhorar um equipamento, ou ainda, uma forma de trabalhar. Estas evoluções são extremamente importantes para que o nosso dia a dia de trabalho flua melhor, para que possamos ter maior rendimento, sempre com o menor esforço.
Muitos equipamentos e processos no setor de solda estão hoje mais modernos, com novos formatos, tamanhos e muitos ganhos na qualidade e na execução dos processos. Os modelos antigos de máquinas de solda, mais conhecidas como transformadores de solda, são equipamentos mais pesados, produzem muito barulho e soldam apenas um tipo de eletrodo. Com o avanço da tecnologia, atualmente podemos encontrar no mercado um outro tipo de produto, que já é destaque no mercado a Inversora de Solda, isso devido as suas funções e característica especiais.
Mas afinal, qual é a diferença entre eles?
A Inversora de Solda possui a mesma função do transformador de Solda. No entanto, a sua tecnologia é mais moderna e por isso, permite que o seu tamanho seja mais compacto. É um equipamento de uso profissional, ideal para soldagem de estruturas leves, montagens e uso em serralherias. Por serem mais compactas, as inversoras de solda pesam em média até 14kg, diferente dos transformadores que pesam em média 30kg. Isso é possível porque as inversoras são produzidas com placas eletrônicas que deixam o equipamento muito mais leve e ainda proporcionam baixo consumo de energia. Além disso, contam com cabos de engate rápido e a facilidade de ter um equipamento leve que permite o uso em lugares de difícil acesso.
-
Funcionamento
O funcionamento desses dois equipamentos também é distinto. As máquinas de solda são equipamentos alimentados por uma rede com tensão alta e uma corrente baixa que tem como função modificar a energia retirada da rede elétrica e transformá-la em força suficiente para derreter um consumível. Já a inversora de solda, pega a energia de entrada (110v ou 220v) e a transforma de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CV). Através de semicondutores de potência é formada uma corrente elétrica de saída que então estabiliza o arco elétrico, garantindo uma solda mais macia, perfeita e com baixo nível de respingos. Enquanto o transformador trabalha com corrente alternada e pode ser monofásico ou trifásico, a inversora de solda trabalha de uma maneira mais estável, mais precisamente em corrente contínua, possibilitando a soldagem da maioria dos tipos de eletrodos. Graças aos semicondutores de potência é possível criar essas altas correntes elétricas, o que possibilitou na redução do tamanho do transformador, o que torna a Inversora mais leves e compactos que os transformadores tradicionais.
-
Ciclo de trabalho
Com relação ao ciclo de trabalho, que é o período em que a máquina está soldando, as inversoras de solda são mais eficazes, pois conseguem manter um determinado valor de corrente por mais tempo.
-
Consumo de energia
Com o avanço da tecnologia, foi possível desenvolver inversoras de solda mais eficientes do que os transformadores e por isso, elas consomem menos energias.
-
Usabilidade
As Inversoras de solda possuem painéis extremamente simples, com potenciômetros e em alguns casos displays indicativos, facilitando o ajuste e precisão dos parâmetros. Diferente dos transformadores que possuem ajustes simples com manivelas, que não trazem a mesma agilidade no trabalho.
-
Manutenção
Por fim, por ser uma máquina mais moderna, desenvolvida com poucos itens externos como a garra negativa, tocha, porta eletrodos e conexões, a manutenção deste equipamento se torna mais rápido e fácil. As inversoras de solda são controladas por uma placa eletrônica e a grande maioria dos defeitos poderão ser resolvida solucionados com a simples troca da placa, caso seja necessário. Agora que você já sabe a diferença entre eles, é só colocar a mão na massa! Quer saber mais sobre o processo de MIG e MAG? Acesse o nosso conteúdo Processo de soldagem Mig/Mag como funciona? Acesse também o nosso site e escolha a sua máquina de solda! SOLDA Gostou deste conteúdo? Deixe aqui a sua mensagem!