Entre os vários serviços realizados em um auto center, para a manutenção automotiva, um deles é o serviço de cambagem.
A cambagem nada mais é do que o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar em vários graus e por isso, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser sempre igual nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Podemos entender melhor este ângulo, verificando a ilustração abaixo Cambagem positiva quando os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem negativa quando os pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem nula quando os pneus fazem um ângulo reto. Quando olhamos a parte da frente de um veículo, é possível verificar esse ângulo e o ideal é que os pneus estejam o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, de 90°, pois um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. Por tanto, o objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Isso evitará que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis a direção, que podem ser perigosas para o motorista. Por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais leve e solta, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, diminuindo assim o desgaste dos pneus. Atualmente, a grande maioria dos veículos não possuem regulagem de cambagem e existem carros por aí que estão fora dos padrões de fábrica. Nesses casos, os profissionais de mecânica devem utilizar as ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, tomando sempre o cuidado para não forçar os rolamentos de roda ou estruturas maciças dos amortecedores. Para isso, existem ferramentas especiais que auxiliam neste processo, como os kits para desempanar rodas da Hidraucar, disponível em nossa loja Kit Dianteiro Automotivo para Desempenar Rodas 0-10D – HidraucarQuando fazer a cambagem de um veículo? Quando o veículo transita por vias com muitos buracos, às vezes é inevitável cair em um deles, causando fortes pancadas e, é aí que essas alterações no ângulo acontecem. Além disso, essas alterações podem ocorrer também devido ao abuso de peso e ainda, por molas defeituosas e desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de câmber volte ao indicado pelo fabricante. É recomendável sempre verificar a situação do câmber junto com o alinhamento e o balanceamento, em média a cada 10 mil quilômetros. Desta forma, é possível garantir que veículo saia da manutenção perfeitamente regulado. É importante também, sempre observar o comportamento do carro, por exemplo, ao estado das molas, pois se estiverem “cansadas” a suspensão irá trabalhar de forma irregular. Acompanhe este vídeo do nosso canal no Youtube e entenda como é feito este serviço, utilizando o kit para desempenar rodas Motorista, fique sempre atento a estas variações em seu veículo e profissionais mecânicos, estejam sempre prontos para estas situações. Assim, com certeza os veículos seguiram pelas ruas com muito mais segurança. Você gostou deste artigo, comente aqui embaixo! ????
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