Embora sejam parecidos, esses métodos de soldagem têm diferentes aplicações
Na hora de comprar uma máquina de solda, um transformador ou um inversor, provavelmente você já leu os nomes MIG e TIG. Afinal, qual a diferença entre esses dois tipos de soldagem? Confira neste conteúdo da Ferramentas Kennedy!
O que quer dizer solda MIG?
“MIG” é uma abreviação para Metal Inert Gas. Ou seja, o nome está ligado ao gás envolvido na solda.
A solda MIG usa um arame de solda e este passa pela tocha para deixar o metal em estado líquido. Nessa soldagem é utilizado o curto circuito.
O gás MIG, portanto, serve como uma proteção no momento da soldagem.
O que é solda TIG?
“TIG” também é uma abreviação. Trata-se de Tungsten Inert Gas. Neste caso, a solda funciona com um eletrodo de tungstênio, que passa a corrente elétrica para os metais que vão ser soldados.
O que é necessário para cada um dos processos
Para a soldagem MIG é necessário um consumível: o arame. Além disso, é utilizada uma máquina elétrica específica para solda MIG, como a Máquina de Solda Mig 185A Vulcano 210M da Balmer.
Este equipamento é completo e ideal para processos de soldagem profissional. A faixa de trabalho vai de 30A a 185A.
A soldagem TIG também precisa de uma máquina própria e também dos eletrodos de tungstênio para conduzir a energia na tocha.
Uma boa opção de máquina de solda inversora TIG é a 200A Lis-200AL da Lynus. Este equipamento é compacto e portátil e pode ser utilizado em alumínio, inox, aço carbono e muitos outros materiais ferrosos. A faixa de trabalho vai de 10A a 200A.
Como escolher?
O tipo de solda a ser escolhido depende de cada tipo de projeto.
A solda MIG é bastante procurada por ter um custo um pouco mais baixo, ainda que possua os mesmos recursos. Além disso, são fáceis de manusear para um soldador.
Uma grande variedade de metais pode ser soldado com a MIG e é esse o tipo de solda recomendado para o dia a dia e projetos onde o acabamento não é crucial.
A solda TIG, por sua vez, é recomendada em processos mais profissionais. Elas distorcem menos o metal e, por isso, são ótimas para acabamento e materiais finos.
Também é utilizável em vários tipos de metais, mas difere da MIG por exigir um pouco mais de precisão para o uso.
Aprendeu a diferença? Confira todos os materiais e máquinas para os processos de solda no site da Ferramentas Kennedy!