Esta ferramenta é utilizada na fixação de componentes e chapas de diversos materiais
Dentre as formas de fixar chapas e estruturas, as mais populares são os pregos, parafusos ou até mesmo as colas. No entanto, existe outro método amplamente utilizado, tanto em itens do dia a dia quanto em aeronaves e construções: o rebite. Para aplicá-lo, utilizamos a rebitadeira, ou rebitador. Conheça mais sobre essa ferramenta!
O que é uma rebitadeira e para que a ferramenta serve?
O rebitador, alicate rebitador ou rebitadeira é uma ferramenta simples e muito útil para serviços de fixação usando rebites.
Existem os rebitadores manuais e também os pneumáticos. Na maior parte dos serviços, a ferramenta manual é suficiente. O modelo pneumático é utilizado para serviços profissionais, nos quais é necessário mais agilidade.
Tipos de rebitadeira manual
Dentre os modelos manuais, a rebitadeira pode ser dos seguintes tipos.
Rebitador manual comum: este é voltado para rebites de alumínio. Normalmente, esses equipamentos vêm com quatro pontas, além da chave para substituir a ponta.
Rebitador alavanca: este equipamento é recomendado tanto para rebites de aço quanto para rebites de alumínio. Além disso, essa ferramenta conta com um depósito para a parte dos rebites que é descartada.
Rebitador sanfona: trata-se do tipo de rebitadeira mais reforçado, que conta com uma sanfona para diminuir o esforço físico na hora de rebitar. Existem modelos tanto para alumínio quanto para aço.
Por que usar rebites?
A rebitagem, isto é, a fixação utilizando rebites, é utilizada em diversas indústrias – desde pequenas chapas de metal até ônibus, navios e aviões.
Esse procedimento é amplamente empregado porque a rebitagem demanda baixo custo com uma fixação de alta resistência e também é muito leve. Os rebites unem tanto pranchas de diversos tipos de metal quanto outros materiais, como plásticos e até madeira.
Os rebites são chamados de fixadores semipermanentes. Isso porque o rebite é feito para ser instalado de uma vez só, garantindo a fixação por muito tempo.
É claro que, caso seja necessário, é possível utilizar um maquinário específico para remoção dos rebites.
Como funciona a rebitadeira manual?
O funcionamento do rebitador manual é muito simples. Primeiro, certifique-se de que está utilizando o bico correto para o tamanho do seu rebite. A melhor forma de fazer isso é testar para ver se o rebite está cabendo no furo.
Em seguida, é só colocar o rebite completo dentro da ponta da rebitadeira e apertar a ferramenta até “estourar”. É assim mesmo: o rebitador serve para empurrar a espiga, isto é, a parte comprida, até que a cabeça se junte com a ponta, uma de cada lado, fixando a peça. No caso dos rebitadores convencionais, a espiga fica presa na ponta.
Por fim, é só tirar para rebitar novamente. No caso das rebitadeiras que têm compartimento, a espiga é armazenada e o rebitador já está pronto para continuar rebitando.
Como funciona a rebitadeira pneumática?
A rebitadeira pneumática realiza exatamente o mesmo serviço. A principal diferença está na praticidade do trabalho que é proporcionada pelo abastecimento pneumático.
Acoplada em um compressor de ar, a rebitadeira pneumática realiza o serviço de rebitagem com rapidez e eficiência.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a rebitadeira e como utilizá-la. Quer conhecer os melhores modelos de rebitadores, rebites e outras ferramentas? Confira no site da Ferramentas Kennedy.