Para que serve uma empilhadeira?

Saiba quais são as funções desta máquina e as diferenças entre as empilhadeiras disponíveis no mercado

Empilhadeiras são máquinas que fornecem agilidade e praticidade para a área logística de todo tipo de empresa. Mas você sabe o que caracteriza esse equipamento e para que serve cada tipo? Confira!

O que é uma empilhadeira?

A empilhadeira é uma máquina, mas também é caracterizada como um veículo.

Considerando o modelo clássico, ela é composta por um carrinho, dirigido por um operador, que, além da estrutura do veículo, conta com uma plataforma de carregamento e um garfo, conectados por um sistema hidráulico ao veículo.

Para que serve uma empilhadeira?

Essa ferramenta serve para carregar, movimentar e, como o nome diz, empilhar materiais. Com uma empilhadeira, o trabalho dos funcionários do setor responsável por essas tarefas torna-se muito mais fácil. 

Diferenças entre os tipos de empilhadeira

Existem alguns tipos de empilhadeiras. A principal diferença entre as empilhadeiras que encontramos no mercado atualmente diz respeito à fonte de energia que as movimenta. 

Empilhadeiras a combustão, movidas a diversos tipos de combustível, como diesel, gasolina etc, foram as primeiras a ser criadas, e são comumente usadas em áreas externas.

Empilhadeiras elétricas surgiram depois, devido à necessidade de determinados setores, que precisavam de veículos que não emitissem nenhum tipo de poluente, como é o caso do setor alimentício, por exemplo. É mais usada em ambientes internos.

Existem também empilhadeiras manuais e hidráulicas, mais leves e usadas também para serviços internos.

Como escolher uma empilhadeira?

Na hora de comprar uma empilhadeira, alguns pontos importantes precisam ser levados em consideração. Confira:

Capacidade: empilhadeiras suportam diferentes níveis de peso. Enquanto algumas chegam a carregar mais de duas toneladas, outras podem carregar apenas cargas leves. Tudo depende da sua necessidade.

Design: o tamanho do equipamento pode ser muito importante, principalmente em áreas menores e sem muito espaço para manobra. Locais fechados pedem empilhadeiras com design mais compacto, aptas a entrar em corredores apertados.

Confiabilidade: a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Empilhadeiras são equipamentos que devem ser operados por funcionários capacitados e devem contar com os itens de segurança corretos. Por isso, é importante investir em marcas confiáveis.

Economia: outro item a ser avaliado é a capacidade da empilhadeira em razão do seu gasto de combustível. As empilhadeiras elétricas têm a vantagem de não gastarem combustível, mas podem ter uma capacidade menor. Avaliar o custo-benefício junto ao vendedor é sempre uma boa ideia.

A Ferramentas Kennedy possui empilhadeiras de diversas marcas e capacidades. Visite nosso site e confira os melhores modelos de empilhadeiras e outros equipamentos para carga e transporte.

Compartilhe:

Deixe um comentário