Quantidade e tipo de lubrificantes indicados nos produtos Toyama

Quando pensamos em lubrificantes, será que estamos fazendo a escolha certa?

Atualmente no mercado existem muitas opções de lubrificantes e escolher o indicado para cada produto, pode ajudar a melhorar o rendimento e a aumentar a vida útil do seu equipamento.

Mas, antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre lubrificantes?

Quando as superfícies dos componentes de algum tipo de máquina se movem em contato uma com as outra, produzindo o atrito, gera calor e causa desgaste da peça. Por isso utilizamos o lubrificante que é uma substância usada entre componentes em movimento para reduzir a fricção e proporcionar um deslizamento mais suave, evitando o desgaste e mantendo a temperatura natural.

Os lubrificantes têm a função de • Reduzir a fricção e o desgaste das peças; • Diminuir o calor gerado pela fricção das peças; • Auxiliar na refrigeração, no caso dos motores; • Auxiliar a vedação ou perda de pressão dos motores; • Evitar a entrada de impurezas nos mancais; • Fazer a limpeza das peças; • Proteger contra a corrosão; • Transmitir força e movimento através de cilindros hidráulicos.

Basicamente existem três tipos de lubrificantes os líquidos, os pastosos e os sólidos. E algumas características são bem importantes para a escolha e uso adequado. A principal característica é a viscosidade, que mede a dificuldade com que o líquido escoa ou escorre. Quanto mais viscoso, mais difícil de escorrer e, portanto, maior será a sua capacidade de manter-se entre as peças. Por outro lado, se usarmos um lubrificante muito viscoso, mais grosso, quando a temperatura estiver baixa, ele terá dificuldade de chegar as áreas que necessitam ser lubrificadas.

Se você gosta dos produtos Toyama ou está pensando em adquirir novos produtos desta marca, com certeza essas informações serão úteis pra você!

Fiquem sempre atentos. O uso adequado com certeza é sempre a melhor indicação!

Bom trabalho a todos! 

toyama

Compartilhe:

Deixe um comentário