Torquímetro: saiba mais sobre essa ferramenta e como usar corretamente

O equipamento é fundamental para o aperto preciso de porcas e parafusos. Confira! 

O torquímetro é uma ferramenta que serve para apertar parafusos e porcas. Normalmente, possui a forma de uma haste de metal, com uma empunhadura para a pegada e um furo para colocar um extensor e uma chave de encaixe.  

Mas o que torna esta chave especial é a capacidade de medir o torque (força de rotação) do parafuso ou porca, fazendo com que os ajustes se tornem muito mais precisos.  

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então confira o conteúdo especial que preparamos abaixo! 

Para que serve o torquímetro? 

O objetivo do torquímetro é fazer o aperto final de um parafuso deixando-o firme sem exercer pressão acima do recomendado. Isso é fundamental para evitar danos na porca ou parafuso e claro, no equipamento em que ele está fixado.  

Para fazer essa regulagem do torque, são utilizadas as seguintes unidades de medida: 

  • Newton. Metro (N.m); 
  • Quilograma-força. Metro (kgf.m); 
  • Libra-força. Polegada (lbf.In). 

Além disso, para utilizar o torquímetro de forma correta, é preciso saber quais valores cada torque comporta (valores ideais de ajuste) e realizar o cálculo “1Nm = 0.10197 Kgfm = 0.7375 lbf.ft”.  

No entanto, é importante sempre verificar as tabelas do fabricante para fazer a conversão correta. Confira abaixo o exemplo da tabela para a marca Gedore: 

Matemática não é o seu forte? Não precisa se preocupar. Para facilitar sua vida, o cálculo do torque pode ser feito através da internet. No site da Gedore, por exemplo, você pode incluir os dados e obter o cálculo ideal automaticamente. Clique aqui e confira. 

Como montar e usar a ferramenta? 

Após saber quais valores devem ser empregados, é preciso montar o torquímetro para realizar o aperto.  

Para isso, basta juntar o torquímetro ao extensor e à chave de encaixe específica. Dessa forma, assim que ele for colocado sobre o parafuso, medirá o torque. A cada giro do equipamento mais pressão é acrescida sobre a porca ou parafuso. 

Por fim, lembre-se de acompanhar os números do relógio ou o estalo enquanto aperta, conforme o tipo de torquímetro que você esteja utilizando.    

Tipos de torquímetro 

Existe uma grande variedade de ferramentas de torque disponíveis no mercado. Confira os principais modelos abaixo:  

Cuidados com a ferramenta 

Logo após de utilizar seu torquímetro é importante zerá-lo. Ou seja, remover a regulagem aplicada para evitar a fadiga da mola. Assim, você evita que o equipamento perca a precisão com o passar do tempo. 

Gostou de conhecer mais sobre o torquímetro? Então aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy e encontre o equipamento que você precisa!

Compartilhe:

Deixe um comentário