Essas ferramentas são muito práticas e ajudam a limpar diversos tipos de superfícies. Veja como escolher a sua.
Equipamentos essenciais para limpezas profissionais e domésticas, as extratoras possuem algumas características bastante interessantes. Veja abaixo um guia que a Ferramentas Kennedy preparou para você saber tudo sobre estas ferramentas práticas e úteis!
O que é uma extratora?

Extratoras são equipamentos desenvolvidos para lavagem de carpetes, estofados e pisos frios. Dependendo do porte e modelo, elas possuem um ou dois motores de aspiração e uma bomba pressurizadora. Essas máquinas também possuem dois tanques distintos, um onde é adicionado água limpa com um detergente específico, e outro onde fica armazenada a água suja aspirada da superfície.
Como funciona uma extratora?
Extratoras de sujeira são basicamente aspiradores de sólidos e líquidos que possuem um tanque extra que serve de recipiente de água limpa ou da solução química.
Para funcionar, o operador inicia o processo de limpeza fazendo a aspiração a seco da superfície para retirar o excesso de poeiras e sujeiras mais leves. Depois, ele aplica a solução química devidamente misturada, conforme orientações de diluição do fabricante do produto químico, sobre a superfície a ser limpa e aguarda o tempo necessário para que o produto tenha a reação com a sujeira, fazendo a sua diluição.
Após o tempo, o operador retorna ao trabalho e, com o bico de extração de piso ou de sofás, faz a sucção da mistura química que está aplicada na superfície, retirando a solução junto com a sujeira que será enviada até o tanque de água suja.
Quais são as utilidades da extratora?
Extratoras servem para aspiração de sólidos e líquidos e limpeza e higienização de cadeiras, sofás, poltronas, colchões, bancos de carros, tapetes, carpetes residenciais e automotivos, bancos e estofamentos de carros, ônibus e caminhões, assim como para a limpeza de pisos frios e vidros.
Quem pode utilizar uma extratora?
-
Profissionais autônomos de limpeza e higienização de ambientes;
-
Empresas especializadas em limpezas de tapetes e carpetes;
-
Pessoas físicas que queiram manter seus ambientes mais limpos e saudáveis.
Quais são os acessórios que equipam uma extratora?
As extratoras normalmente contam com acessórios que auxiliam no trabalho e na realização da limpeza. Muitas extratoras de sujeira vêm com o kit completo de acessórios para aspiração e extração, além de um frasco de produto químico indicado para o melhor rendimento no trabalho. Os principais acessórios são:
-
Mangueiras de alta resistência e flexibilidade;
-
Curva de acoplamento;
-
Prolongador reto de retas de alumínio revestido de plástico de alta resistência;
-
Rodo para pó;
-
Rodo para extração de estofados;
-
Rodo para extração de pisos;
-
Bico para canto (aspiração);
-
Bico para estofado (aspiração);
-
Escova redonda (aspiração);
-
Filtro de poliéster (aspiração);
-
Frasco de detergente.
Quais são as vantagens de se utilizar uma extratora?
A aplicação da solução de água com produtos químicos no processo da limpeza auxilia na eliminação de fungos, bactérias e outros microorganismos presentes nas superfícies. Essa combinação ajuda, também, na retirada das sujeiras mais incrustadas de forma mais rápida e eficiente.
A força do motor de sucção auxilia na secagem da superfície. Esse processo, junto com o enxágue, auxilia na eliminação do mau cheiro.
A correta utilização dos acessórios fornecidos permite ampliar as utilizações da extratora. Ela também pode – e deve – ser utilizada como um potente aspirador de sólidos e líquidos, bem como uma pequena lavadora de pisos frios, um conceito 3 em 1.
Ao contrário do processo antigo de esfregação do tecido do sofá, carpete ou colchões, a extratora não utiliza um processo mecânico pesado na limpeza e, dessa forma, não agride o tecido a ser trabalhado, oferecendo agilidade e qualidade no serviço.
Como escolher a melhor extratora?
A escolha correta do equipamento depende de três fatores: produtividade, tipo de material a ser trabalhado e o tempo necessário para a finalização da tarefa. Abaixo, você encontra algumas dicas para escolher a extratora de sujeira recomendada para cada tipo de serviço:
Uso esporádico e doméstico
A ferramenta mais recomendada para este tipo de uso é o modelo mais comumente chamado de lavadora extratora. São máquinas compactas e podem ser guardadas em espaços reduzidos. São ferramentas completas, silenciosas e também podem ser usadas como aspirador de sólidos e na limpeza de pisos frios.
Prestação de serviços de limpeza a domicilio
As extratoras de uso profissional, com mais de 2000W de potência e alta capacidade em litros, são ideais para estes serviços. Como a limpeza a domicílio requer que a máquina seja fácil de transportar em um carro, esses modelos são os mais indicados. São profissionais e possuem dispositivos de segurança que aumentam a vida útil do equipamento mesmo com o uso constante.
Limpeza profissional de bancos e carpetes de veículos
Existem extratoras de sujeira desenvolvidas especialmente para limpeza de veículos. Esse modelo possui componentes robustos, que suportam o uso intenso de um lava-car.
Alguns modelos acompanham somente acessórios para limpeza automotiva, o que reduz os custos. Essa extratora possui também uma mangueira de cinco metros, que evita que o operador tenha que dar a volta no veículo com a máquina para limpar o outro lado. A mangueira grande evita também que a máquina se choque com o veículo caso o operador puxe a mangueira durante o trabalho.
Prestação de serviços e uso intenso
As extratoras com reservatórios de grande capacidade são as que garantem uma produtividade maior, portanto são ideais para prestação de serviço. Cheque a quantidade de motores, o que pode influenciar também na secagem mais rápida.
Agora que você já sabe tudo sobre as extratoras de sujeira, acesse o site da Ferramentas Kennedy. São dezenas de modelos disponíveis!