Vai entalhar madeira? Conheça os tipos de formões

Essa é a ferramenta ideal para trabalhar em madeira, tanto para tornear quanto para esculpir

Para quem trabalha com madeira, uma ferramenta muito útil é o formão. Esse instrumento é ideal para fazer entalhes e torneamento em peças de diversos tipos de madeira. Confira mais sobre essa ferramenta e todos os seus tipos!

O que são os formões?

Os formões são ferramentas voltadas para  trabalhos em detalhe envolvendo madeira. Elas servem tanto para entalhar quanto para tornear.

O formão normalmente é composto de um cabo e uma estrutura metálica, quase como uma lâmina, que de acordo com seu formato desempenha funções diferentes.

Formões para torno e para entalhe

É importante destacar que existem dois tipos principais de formões que você vai encontrar ao procurar por essa ferramenta.

Os formões com cabos mais longos são voltados para se segurar com duas mãos. Esses são os formões para torno, que precisam ser segurados com mais firmeza.

Os formões com cabos menores são voltados para entalhar e trabalhar com uma mão, direto na madeira. Os formões para entalhe são menores para que sejam ergonômicos.

Agora, conheça os tipos de formão por formato!

Formão chanfrado

O formão chanfrado é o mais comum, e conta com uma parte metálica reta mas com bordas chanfradas, com ligeiros ângulos que diminuem a espessura das 3 pontas.

Isso faz com que esse formão seja ideal para facilitar o processo de escavação da madeira, tornando o serviço mais fluido.

Formão reto

Esse é o tipo mais antigo de formão, semelhante ao chanfrado. A diferença é que ele não conta com os chanfros, ou seja, tem uma ponta robusta e retangular, com uma chapa reta.

Esse modelo faz os mesmos serviços do chanfrado, e não é tão encontrado hoje em dia.

Formão oblíquo 

Esse é um formão também chanfrado, mas que tem como diferença o fato de que a ferramenta conta com um ângulo na ponta que não é de 90º. 

O formão oblíquo é útil para limpeza e encaixes – principalmente em casos em que a madeira não seja reta, ou seja, em situações em que você precisa que um lado do formão alcance a madeira antes do outro.

Formão diamantado

Esse é um formão que tem uma ponta que se assemelha a uma ponta de diamante. Ou seja, é uma lâmina mais pontiaguda, que pode ser útil para escavações mais incisivas.

Formão goiva

Se você já viu, em meio aos formões, o nome “goiva”, saiba que esse é um tipo específico de formão.

Embora sejam parecidas e sirvam para trabalhar em madeira, as goivas são formões com ponta arredondada, e servem para funções específicas.

Existem goivas de diversos tamanhos, que são ideais para entalhes e cortes curvados na madeira – como é o caso de molduras e cuias.

Já conhece todos os tipos de formão? Então acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os nossos modelos.

Compartilhe:

Deixe um comentário