Em uma série exclusiva de três entrevistas, a FK mergulha no universo dos carros trazendo aquilo que você sempre quis saber sobre eles. Neste segundo post, o tema será pintura automotiva, onde vamos entender como a profissão evoluiu e se tornou tão rentável ao longo dos anos.
Relembre o primeiro FK Conversa com Especialista sobre restauração de fuscas aqui.
Levar o carro para restaurar uma peça ou até mesmo pintar a lataria inteira já foi uma atividade de poucas ferramentas. Isso porque, bastavam uma politriz, uma pistola e um compressor que o trabalho sairia bem feito.
Porém, os anos se passaram e esse trabalho ganhou equipamentos mais ágeis e qualificados, tornando a atividade muito mais moderna e completa. Para entender como foi essa evolução do mercado e as ferramentas essenciais para a área, conversamos com um profissional que nos contou detalhes do trabalho.
A evolução da pintura automotiva e ferramentas essenciais
Wenner Skyrda é pintor automotivo em São Paulo, com mais de duas décadas de experiência na área. Começou na oficina desde cedo por indicação dos pais, mesmo não sendo uma atividade tão rentável como é hoje.
Segundo ele, o automóvel se tornou ao longo dos anos um bem de consumo que precisa de manutenção e pintura constante, mas que as pessoas só vêm investindo nessa estética de forma significativa na atualidade.
Foto/Reprodução: Arquivo pessoal
Quem acompanha Wenner pelas redes sociais tem contato diário com os projetos de pintura automotiva no dia a dia da oficina. Dessa forma, ele compartilha dicas valiosas do setor com vídeos da rotina, mostrando indicações de marcas e equipamentos que todo profissional busca saber.
Uma das ferramentas essenciais citadas pelo especialista, é a pistola de pintura. Sem ela, não é possível realizar os trabalhos de forma tão prática e com resultados profissionais impecáveis. Além disso, Wenner também fala sobre os demais itens que são indispensáveis em uma oficina do ramo, tais como compressor, lixadeira, soprador, spotter (repuxadeira) e materiais de exaustão para pintura.
Mais a frente na conversa, o especialista contou do processo de como fazer pintura automotiva. Segundo explicação, começa na funilaria com preparação, montagem e desmontagem do carro, em sequência vai para pintura (aplicação de primer, tintas, verniz, anticorrosivo e etc)e termina na fase dos acabamentos, onde são feitos polimento e lavagem, com montagem e desmontagem nesta fase também.
Durante a entrevista, Wenner revelou quais são os cuidados ideais para manter a pintura dos carros e como realizar um trabalho de qualidade nas oficinas. Além disso, deu dicas para quem está começando na área. Acompanhe como foi a conversa a seguir:
Quais são as melhores práticas para preservar a pintura de um carro?
“Antigamente se lavava muito carro com detergente. Isso daí já era ultrapassado. se você quer manter seu carro, manter a pintura dele, procurar lavar ele com shampoo apropriado, se usar uma cera apropriada, se sua pintura for uma pintura original, uma pintura já curada, você pode sim entrar com uma carnaúba, agora se não for, for uma repintura, você tem que usar produto sem silicone.“
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“Se todo dia você lavar o carro, a sua pintura não vai durar. Então, tudo em excesso não ajuda, entendeu? Então, é shampoo, uma cera, uma manutenção, uma limpeza no carro. Mesmo tendo a produção UV, evitar de deixar sempre no sol o carro.”
Ainda sobre os cuidados com repintura, Wenner complementa:
“No caso de uma repintura, o certo é aguardar a cura total do material. A secagem é 12, 24 horas. A cura, vamos dizer que é em torno de 3 meses. Então, um verniz que tem proteção UV, se for fazer algum polimento, alguma manutenção dele, o ideal é após 3 meses. Não fazer recentemente. Tipo, eu vou pintar numa segunda, polir numa terça. Porque eu vou agredir o verniz, vou quebrar resistência do material, vai dar retrabalho.”
Sobre as dicas para quem está começando na pintura automotiva, Wenner revela:
“Quem está começando, se quiser gastar pouco, é bom ter um pouquinho de tudo. Começar com as ferramentas mais em conta. […] são materiais um preço mais em conta, que nós chamamos de material de combate. Pra você poder fazer o serviço e ter resultado. Ferramenta mais barata, você consegue trabalhar, certo? Você consegue entregar o resultado. Então vai ser muito do profissional que tá utilizando a ferramenta e o material mais em conta.
E para quem já está no mercado, quais seriam os conselhos?
“Com o dia a dia na profissão, você cobrando mais caro pra fazer um carro, já tendo uma certa experiência, aí há os materiais da linha Premium, que vai te auxiliar muito Bom, mesmo sendo um pouco mais caro, mas a economia e a qualidade que ele te traz, ele se paga.”
Usando como exemplo a própria carreira, Wenner nos conta:
“O material mais caro, a ferramenta mais cara, se é um profissional bom, o resultado é top. Se é um profissional de início, ele consegue sim entregar um ótimo resultado, entendeu? E hoje eu tenho acesso às ferramentas mais caras, e como antigamente tinha as mais em conta, eu falo pra você que tanto das mais em conta, as mais caras que eu trabalhei, as mais caras são superiores.”
Sobre a evolução da profissão, o especialista fala:
“Eu vinha um carro amassado e falava, meu, e agora? O que eu vou fazer? Como é que faz? Mas hoje tá… os equipamentos, os materiais, entendeu? As ferramentas que a gente utiliza facilitou muito. Então, não tem mais aquela necessidade de ter um monte de pessoa. Hoje, as máquinas facilitam muito a nossa vida.”
Perguntamos ao Wenner quais os meios para se manter atualizado na profissão, ele respondeu:
“Tanto no Instagram, quanto no TikTok, quanto no YouTube, seguindo as marcas que são líderes do mercado, saber o que elas vão lançar no mercado, quais serão as atualizações de ferramenta, o que pode acelerar o processo. Então, é no dia a dia e algumas coisas colocando em prática algumas coisas que é curiosidade”.
A pintura automotiva é uma profissão que exige dedicação, atualização constante e o principal, ferramentas de qualidade. Com paixão e investimento nas ferramentas certas, é possível alcançar excelentes resultados e satisfação no trabalho.
Confira também como foi o FK Conversa com Especialista sobre restauração de fuscas com Neto Iurk.
Pintor e reparador automotivo, está na área a mais de 20 anos, colecionando experiências em inúmeros projetos na oficina onde trabalha em São Paulo. Atualmente também compartilha reviews de produtos, marcas e materiais para pintura de carros nas redes sociais.